Emagrecer com Zumba é possível?

Como emagrecer com zumba, será que é possível?

Algumas pessoas dizem que é possível queimar até 800 calorias com um único treino de zumba.

Zumba fitness é algo que está realmente pegando no mundo e muitas mulheres andam praticando.

Como várias outras manias pelo mundo a fora, também já está sendo oferecida uma classe de exercícios em diferente formatos, como aulas online, DVDs, videogames, programas de TV, entre outras mídias para emagrecer.

A promessa é de resultados de aptidão e perda de peso e tudo feito de uma forma agradável e divertida.

Emagrecer com zumba: o que é Zumba?

De acordo com algumas fontes, a Zumba foi criada por acidente em meados dos anos 90 por Alberto “Beto” Perez, um instrutor de fitness.

Em palavras simples, é um programa de fitness dançante com muito exercício para emagrecer. O criador da Zumba levou para os EUA e após o investimento pesado em divulgação, tornou-se uma forma popular de fitness.

A marca comercial Zumba Fitness foi evoluindo com o tempo e agora oferece uma série de diferentes classes e alternativas de fitness.

Embora a Zumba como marca registrada seja controlada pela empresa Zumba, você verá que no Brasil e pelo mundo existem diversas variações.

Aula de Zumba emagrece mesmo?

Se retirarmos todo o marketing pesado que há em cima do nome Zumba, que você vê na TV e em outras mídias, será que uma aula de Zumba emagrece mesmo? É como você vê nas promessas por aí?

A Zumba é uma classe de exercícios à base de danças e como acontece com qualquer outra classe de exercícios de dança, você queimará calorias e obterá alguns ganhos fitness, como a perda de peso, melhorar a saúde e todos benefícios de uma vida saudável.

Na Zumba você pula e se move-se praticamente o tempo todo, mais ou menos 45 minutos a 1 hora em média, ou seja, você vai queimar calorias e perder peso.

Sendo uma combinação de movimentos de dança e aeróbica, combina exercícios aeróbicos com resistência ao seu próprio peso corporal.

Como existem diferentes seguimentos de Zumba mundo a fora, você sempre terá que ver a qual melhor se adapta como você, ou seja, a que você prefere praticar.

Para você ter ideia, o estilo Zumba Toning que temos muito nos EUA, utiliza-se de bastões leves para criar um elemento de resistência e você trabalha muito os glúteos, braços e coxas, algo que as mulheres adoram.

Assim como qualquer outro esporte, exercício ou dança como é caso aqui, você tem que combinar com uma alimentação saudável.

Nada adianta você dizer que queimou 800 calorias com zumba na aula de hoje, se você se alimentar depois de 800 calorias ou mais, como é comum acontecer.

Quantas calorias zumba queima?

A queima de calorias, em todo tipo de atividade física, exercício específico ou dança, no caso da Zumba aqui, dependerá da intensidade, duração ou estilo do treino.

Se você e sua amiga praticam juntas Zumba e ela faz com mais vontade, intensidade e duração os movimentos, com certeza ela queimará mais calorias do que você.

Mas não desista por isso, cada pessoa tem seu ritmo, lembre-se disso 🙂

Somado ao que dissemos acima, vale lembrar também que os níveis de aptidão do indivíduo, tamanho corporal, músculo e composição influenciarão os resultados.

Zumba emagrece quantos quilos por semana?

Alguns entusiastas de Zumba afirmam que você pode queimar qualquer coisa entre 500 a 800 calorias com uma única aula.

Se emagrecer 500 calorias por aula, vamos supor que você faça 4 aulas semanais, você emagreceria aproximadamente 2000 calorias por semana, com aulas de zumba.

É importante lembrar, como já citei em outro artigo aqui no blog, que existem pessoas que dizem:  “eu tento perder peso mas não consigo” e não sabem o que podem estar fazendo de errado… Se é seu caso, acesse aqui a matéria “quero emagrecer mas não consigo”.

Até o momento não houve um estudo científico que tenha analisado a eficácia ou a quantidade de energia utilizada durante uma aula de Zumba.

Vale lembrar que uma atividade física de alta intensidade, como o Programa de Emagrecimento MulherFit19, pode em poucos minutos, nesse caso com aulas de até 19 minutos, além da alta queima calórica no momento do exercício, permite que o corpo queime calorias por até 2 dias seguidos, mesmo que você não faça nenhum exercícios nesse intervalo de 48 horas.

Aula de Zumba e o ganho fitness

Nas aulas de zumba, além de você emagrecer, você terá um ganho fitness muito elevado.

Na aula você moverá a maioria das partes do seu corpo, pois com exercícios e dança você mexerá suas pernas, braços e bastante o quadril.

Cada estilo de Zumba, vamos chamar assim, faz você trabalhar mais uma determinada parte do corpo, tudo depende do que você quer. Portanto emagrecer com zumba é possível, mas devemos escolher o estilo que mais nos satisfaz.

Se uma aula tende a usar mais a alta intensidade como falamos acima que ocorre nos exercícios em casa do MulherFit19, você terá perca de peso e também uma melhora na sua agilidade, de explosão e velocidade nos seus movimentos.

Emagrecer com Zumba será possível?
Emagrecer com Zumba será possível?

Isso é ótimo para o dia a dia, te dando uma maior disposição.

O ideal é que aulas estejam estruturadas par atender você que é iniciantes e possa ir progredindo até chegar em um nível mais avançado.

É muito importante que quem esteja dando a aula esteja ciente do trabalho que ele deverá passar para uma iniciante quanto para o nível mais avançado para que os alunos possam emagrecer com zumba de forma em que se eleve o nível de dificuldade aos poucos.

É fácil se manter na aula de zumba?

Como dissemos aula de Zumba é muito boa para emagrecer e depende de uma série de fatores que explicamos, para saber se você se beneficiará da queima de caloria eficaz.

Mas, eu conseguiria me manter motivada por muito tempo fazendo praticando Zumba?

As aulas de Zumba são ideais para emagrecer, mas vale lembrar que é uma atividade que envolve dança de uma maneira divertida… Por isso, para quem gostar de dançar será um prato cheio, para se manter em atividade.

Ela usa como base uma música de alta energia e isso é um dos ingredientes que fará você se manter motivada.

É importante que o instrutor esteja realmente presente, explicando os movimentos, as mudanças, porque senão você ficará totalmente perdida e poderá desistir das aulas.

Pois, ninguém merece ficar em uma aula como barata tonta, rs.

Dicas para inciantes para emagrecer com Zumba

  • Faça uma aula grátis antes de inciar, para ver se você realmente vai gostar;
  • Procure por lugares que tenham aulas com instrutores qualificados e veja uma ula deles, ou melhor: participe;
  • Vá a um médico antes, para ver como está a sua saúde e se você está apta a praticar algum tipo de atividade física, afinal como dissemos no texto, é dança, mas é um tipo de exercícios que vai te auxiliar muito no emagrecimento;
  • Se possível, procure uma aula que esteja com participantes em níveis iniciais, pois se haver alguém em níveis avançados, que pratica há anos, você pode querer seguir o ritmo dela e acabar se dando muito mal;
  • Para melhores resultados, pratique Zumba, se possível um outro tipo de exercício também, além de uma alimentação saudável e isso fará você emagrecer muito mais rápido.

É isso aí! Bora emagrecer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *